Dicas de manutenção

IMPORTANTE:
A troca do filtro de cabine e a higienização do sistema devem ser feitos, impreterivelmente, a cada seis meses.

Nos dias quentes, em um carro sem ar condicionado, fica impossível rodar com os vidros completamente fechados.

Todos nós sabemos que vidros fechados trazem mais segurança em relação a roubos, principalmente em semáforos. Além disso trás mais privacidade e algumas outras vantagens.
Assim como todo equipamento automotivo, o ar-condicionado veicular requer alguns cuidados. Veja abaixo algumas dicas para manter seu ar-condicionado sempre funcionando de maneira eficaz:
Se estiver muito calor dentro do carro, é recomendável abrir todas as janelas e deixar o aparelho ligado na temperatura mais baixa e com o máximo de ventilação por aproximadamente um minuto, antes de sair com os vidros fechados.
Mesmo durante o inverno e nos períodos em que o aparelho não é muito utilizado, deve-se acioná-lo algumas vezes durante a semana, para evitar danos no compressor e lubrificar o sistema.
Procure manter o condensador (peça cilíndrica colocada à frente do radiador) o mais limpo possível, para garantir a máxima eficiência do sistema.
A manutenção é simples e relativamente barata, resumindo-se a uma revisão por ano. Nessa ocasião, deve ser verificado o estado das mangueiras do sistema, além da troca do filtro secador e da recarga de gás, se necessário.
A recarga pode ser feita com dois tipos de gás: o R12 e o R134a (que não agride a camada de ozônio e funciona com maior pressão e eficiência). O primeiro custa em torno de R$ 80 para ser recarregado, e o outro, cerca de R$ 110.
Os carros sem ar-condicionado podem receber o equipamento, mas algumas adaptações são necessárias: é preciso trocar o radiador e, em alguns casos, as molas da suspensão dianteira, por causa do aumento de peso suportado pelo eixo dianteiro. Os preços variam conforme cada tipo de carro, assim como a instalação e a especificação dos componentes do sistema.

 

thb_336b09d9art_00244_ar-condicionado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *